Search This Blog

Monday, December 5, 2011

Alteridade


Alteridade
Após quadros La Reproduction Interdite (c. 1937) e Le Faux Miroir (c.1950), de Rene Magritte.
Worcester, Massachusetts. 19/08/2011.

Olho-me no espelho em busca de mim.
Descubro que não estou na imagem refletida.
Se gosto do que vejo é porque escondo os defeitos;
Se não gosto do que vejo é porque enfatizo os defeitos.
O olhar é enganoso.
Onde estou?
Se não estou na imagem refletida, então penso: estou dentro de mim.
Salto freneticamente para o interior em busca do eu-perdido,
Preciso encontrar o eu-incompreendido.
Ao aventurar-me em mim mesmo, fico mais perdido do que antes.
Labirintos se formam; a qualquer momento posso ser devorado pelo ego.
Onde está a porta de saída? Preciso sair!
A porta de saída é a porta de entrada.
A saída do labirinto está na entrada.
Na entrada em cena de outrem.
A pessoa que é como eu, mas diferente de mim.
Onde estou?
No olhar de quem olha para mim.
Descubro que estou refletido nos espelhos de seus olhos.
Salto para o seu interior.
Por favor, feche a porta! Não me deixe sair!
Antes que descubras que o teu olhar é enganoso.

2 comments:

  1. Bom Amigo Filósofo Rosevarte!

    Fui pesquisar sobre o quadro que te inspirou

    "La Reproduction Interdite"...

    Não o conhecia! Sabe, me intrigou muito esse quadro... pois é uma imagem que sugere ser um homem de costas refletindo as proprias costas e não o rosto como esperado.

    Acho que é assim o mundo externo!
    Nos veem de costas, quando refletido no espelho onde se deveria ver a expressão fascial onde os traços da historicidade da vida estaria registrada... não!... há somente alguem de costas e nada mais!...

    Quando faço as minhas meditações da Ordem Rosa Cruz (AMORC) nos é orientado para que façamos em frente de um espelho com duas velas ascesas e o avental Rosa Cruz como trabalho altruista em beneficio da humanidade e harmonia cósmica...

    Só quem passa por uma experiencia mistica, do reflexo no espelho, percebe como a nossa aparencia física é só mais uma neste plano de outras já vividas!

    Sabe, muitas vezes eu contemplo a Lua e as Estrelas e percebo que não sou deste Planeta... Sinto uma nostalgia tremenda e vontade de voltar para um lugar onde saibam e compreendam as minhas angustias, alegrias e inspirações... acho que é o labirinto a que voce se refere em sua visão no espelho.

    A nossa verdade interior nem sempre é compreendida por nós, imagine querermos que outra pessoa a compreenda!

    Por isso estamos aqui, Rosevarte... para lidar com os nossos labirintos de escolhas e a partir delas evoluirmos. Ficarmos fechados e não procurar uma saída, significa estar deixando que seu reflexo perplexo prevaleça sobre o seu EU INTERIOR que é liberdade, expansão, força,luz, vida...

    Assim, compreendo o que voce diz em ficar em seu mundo, pois é a minha tendencia também, mais hoje eu entendo que é importante tentar ultrapassar os limites e buscar o novo... pois só assim, poderemos transmutar as nossas angustias, nostalgias e desejo de voltar para onde sabemos que voltaremos um dia... e que não é aqui!

    PAZ PROFUNDA!
    CHARIS KAI EIRENE!
    Eneide

    ReplyDelete
  2. Ola Eneide e rosevarte

    Não somos daqui!
    somos de um lugar alem
    há qualquer coisa de vaizo
    inalcansavel

    cade?

    A falta faz o movimento
    somos feito de um nada
    em direção ao todo
    nascemos do movimento

    a falta pulsa cá dentro
    superando o pulso
    me isolo no silencio
    e percebo pasmo

    ele não existe

    só um eterno zumbindo
    mostrando esse movimento
    que vai alem
    e nos faz quere ir junto

    Até Alan

    ReplyDelete